Como Comprar Barato em um Leilão

É possível comprar carros baratos em um leilão, mas existem alguns cuidados essenciais para que você faça um bom negócio. Assim, vamos dar dicas importantes para que você consiga comprar barato em um leilão. E lembre-se: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes e leia o edital.

Advertisement

É importante destacar que essas dicas são voltadas principalmente para leilão de veículos, como carros e motos, porém elas servem também para outros itens leiloados.

A primeira coisa que você deve saber é que o significado de barato está relacionado à custo-benefício. Comprar um carro por 5 mil reais, por exemplo, não quer dizer que você tenha comprado barato. Se o valor dele for de 4 mil, na verdade você comprou caro e não barato. Então sempre fique atento ao valor real do que está sendo leiloado, para comprar realmente barato.

Advertisement

Escolha um bom leilão

Essa é uma dica que parece muito simples, mas que é muito importante. Muitas pessoas participam de um leilão sem fazer uma pesquisa detalhada sobre o leiloeiro. Existem leilões, muitos online, que são utilizados para dar golpes. Além disso, existem leilões presenciais que não possuem uma boa reputação. Então é muito importante saber muito bem sobre o leilão que você deseja participar antes de qualquer coisa.

Veja Também:

→ Leilão na sua Cidade? Veja como encontrar.

→ Como saber o Valor de um Carro? 

→ Leilão de Carros – Vantagens e Desvantagens

O número de leilões é enorme, de modo que não é muito difícil encontrar um bom leilão. Caso não tenha experiência, sempre é válido pedir ajuda para alguém que possua mais conhecimento.

Além disso, leia nosso guia de como identificar leilões confiáveis.

Visite (extremamente importante)

Após escolher o leilão, é essencial que seja feita uma visita aos lotes. Por incrível que pareça, existem pessoas que participam dos leilões sem ter visto o que está arrematando. Isso é comum em leilões online, em que estão disponíveis somente fotos. Mesmo que o leilão seja online, existem datas para visitação, em que é possível vistoriar os lotes.

Caso não seja possível visitar os lotes, não participe do leilão. Principalmente em leilões de carros, é obrigatório que se visite os lotes. Caso não entenda muito de veículos, leve alguém com conhecimento para te ajudar. Existem profissionais capazes de saber se um carro já foi batido somente dando uma olhada superficial.

Se um leilão não disponibiliza uma data para visitação, desconfie. Esse é um sinal claro de que o leilão pode ser fraudulento. Além disso, durante a visitação observe se todos os lotes estão presentes, para dar mais credibilidade ao leilão.

Além disso, a visitação é indispensável para saber o real valor dos lotes. Então nunca participe de um leilão antes de fazer uma visita e saber exatamente o que se deseja arrematar.

Planeje o que deseja arrematar

Ter em mente o que deseja arrematar em um leilão antes de participar também é importante. Definir os valores que você pode gastar também é essencial.

É uma boa ideia já saber quais são os veículos disponíveis (no caso de um leilão de carros) com seus respectivos lances iniciais. Assim, você pode montar uma estratégia antes de dar os lances. Com um conhecimento anterior, é possível saber o real valor de cada carro ou moto. Assim, basta utilizar esse valor como base para dar seus lances.

Seja racional e faça todas as contas

Outra dica importante é não se deixar levar pela emoção. É comum em leilões, principalmente presenciais, dois participantes iniciarem uma espécie de disputa pessoal entre eles. Assim, na ânsia de derrotar o outro, eles acabam dando lances bem acima do valor real do veículo. Nesse tipo de disputa, o vencedor, que é quem arremata o lote, é quem geralmente sai perdendo. Isso porque ele acaba pagando bem mais caro por um lote, simplesmente porque se deixou levar pela emoção.

Também não se apegue a um lote. Se você gostou de um carro, por exemplo, mas os lances estão ficando altos demais, desista. Existem vários leilões e vários carros, de modo que novas oportunidades surgem a todo momento. Você com certeza irá encontrar um outro veículo que irá gostar.

Além disso, estime o valor real do carro, levando em consideração todas variáveis. Nós damos várias dicas para você aprender a estimar o valor de um carro nesse artigo.

Isso leva à uma nova dica que é a paciência. Quanto mais paciência você tiver e quanto mais tempo você pesquisar, maior será sua chance de comprar barato.

Saber todas as taxas envolvidas no negócio também é muito importante. Nada adianta você comprar um carro barato sendo que ele tem um valor muito alto de multas que você deverá pagar depois. Então, você deve considerar o custo total do lote na hora de dar um lance. Assim, faça todas as contas para que depois você não acabe pagando mais do que deveria.

Além disso, muitos leilões aceitam somente pagamentos à vista. Dessa forma, já saiba que você precisará do valor total do arremate para pagar o lote.

Não existe garantia

Os lotes arrematados em um leilão não possuem garantia. Assim, para comprar barato você tem que saber muito bem as condições do que está sendo arrematado. A visitação é muito importante, mas conversar com outras pessoas mais experientes também é essencial.

Por exemplo, em quase todos leilões de carros não é possível ligar o veículo para saber se o mesmo está funcionando. Geralmente, caso o veículo não esteja funcionando, isso é comunicado no edital, mas eventuais problemas mecânicos não são explicitados. Então fique atento e pesquise bastante, pois caso arremate um lote com defeito o prejuízo fica por sua conta.

Conclusão

Para comprar barato em um leilão geralmente é necessária alguma experiência. Caso não tenha, você sempre pode pedir ajuda. Porém alguns pontos são fáceis de serem verificados por qualquer pessoa. Escolher um bom leilão e visitar os lotes são atitudes básicas.

Planejar, fazer as contas e saber o real valor do que está sendo arrematado também pode ser feito por todo mundo. E caso precise, nunca hesite em pedir ajuda.

Advertisement