Leilões de carros recuperados pelo banco

Os leilões de carros recuperados pelos bancos são bastante comuns com veículos, geralmente, estão em bom estado. Entenda como funciona esse tipo de leilão e como participar. Aviso: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes e leia os editais. 

Advertisement

Leilão de carros recuperados pelo banco: como funciona

O financiamento de veículos é bastante comum no Brasil, sendo uma forma que as pessoas utilizam para comprar carros parcelados com juros mais baixos. Os financiamentos são feitos por bancos e financeiras, que são, na prática, os verdadeiros donos do veículo. A pessoa que financiou o carro só se torna realmente dona do veículo após o pagamento integral das parcelas do financiamento.

O problema é que muitas pessoas não possuem um bom planejamento financeiro e acabam financiando um carro sem ter certeza de que irá conseguir pagá-lo. Além disso, os financiamentos podem durar anos, de modo que alguma emergência pode acontecer, como a pessoa ficar desempregada.

Advertisement

Os contratos do financiamento variam bastante, mas existe uma certeza: em caso de não pagamento, o banco irá retomar o veículo.

→ Leilão na sua Cidade? Veja como encontrar.

→ Como Comprar Barato em um Leilão

→ Leilão de Carros – Vantagens e Desvantagens

Esses veículos são os chamados veículos recuperados de financiamento. Os bancos e financeiras então disponibilizam esses veículos para leilão, como forma de recuperar o dinheiro investido no financiamento.

Leilão de carros recuperados pelo banco: como participar

Geralmente esses leilões não são realizados exatamente pelos bancos, e sim por leiloeiros terceirizados. Assim, os bancos disponibilizam os veículos para os leiloeiros, que ficam com uma comissão sobre o valor de arremate de cada veículo.

Tanto os bancos quanto os leiloeiros costumam realizar uma divulgação na Internet sobre esses leilões. Alguns bancos fazem postagens em suas redes sociais, então acompanhar essas redes pode ser uma boa.

Participar desses leilões requer um pouco mais de cuidado e pesquisa. Isso porque são inúmeros os leiloeiros que realizam leilões de carros recuperados de financiamento. Além disso, existem leilões que são realizados online e leilões presenciais.

→ Qual o melhor? Leilão do DETRAN ou da Receita Federal?
→ Leilão da Polícia Rodoviária Federal: Como participar
→ Como saber o Valor de um Carro?

No site do leiloeiro, ou até mesmo no local onde será realizado o leilão, é informado a origem do veículo. Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, praticamente todos os bancos que financiam veículos também leiloam veículos.

Veículos recuperados de financiamento são boas alternativas em leilões.

Mas afinal, como participar?

Para participar, primeiramente, você deverá escolher um leiloeiro que seja confiável. É muito comum o uso de imagens e nomes de bancos para realizar leilões falsos. Assim, verificar bem o leiloeiro é muito importante. Veja algumas dicas no nosso artigo sobre como encontrar um leilão confiável.

Independentemente se o leilão for online ou presencial, você deve visitar os lotes. Assim, além de escolher um leiloeiro confiável, é interessante também prestar atenção na localização, para escolher um leilão mais perto de você.

Você também deve ler o edital do leilão, principalmente se o leilão for online. Busque todas as informações sobre os veículos e sobre taxas que podem ser cobradas, tempo de retirada do veículo, etc. Como são diferentes leiloeiros, cada edital pode ter sua particularidade. Então fique atento.

Se o leilão for online, você deverá fazer um cadastro no site e dar os lances do seu computador ou celular, até o horário de encerramento. Já os leilões presenciais funcionam de forma tradicional. É importante saber que o fato de um leilão ser presencial não quer dizer que ele é confiável. Existem leiloeiros com má fama no mercado, que utilizam de artifícios para lucrar mais e prejudicar os participantes. Então tome cuidado.

Vantagens do leilão de veículos recuperados de financiamento

A principal vantagem desse leilão é, sem dúvidas, a grande possibilidade de encontrar veículos em bom estado. Principalmente se os carros forem mais novos. Isso não quer dizer que um veículo recuperado de financiamento nunca foi batido e está em bom estado. Tudo depende de como o antigo dono cuidou do veículo. Então, fazer uma análise das condições do carro é fundamental.

Existem também carros mais velhos e usados. A variedade é grande. Busque um veículo dentro do seu orçamento e procure sempre otimizar o custo-benefício. Por incrível que pareça, existem veículos que são leiloados por valores acima da tabela FIPE. Como o objetivo é comprar barato, dê sempre lances abaixo do valor real do veículo (esse valor deve incluir todas taxas e possíveis custos com reparos). O nosso guia de como comprar barato em um leilão pode te ajudar.

Outra vantagem é que é mais fácil conseguir um bom seguro para veículos recuperados de financiamento. Além disso, a desvalorização também é menor, se comparado com um veículo recuperado de perda total, por exemplo.

Advertisement