Leilões Governamentais em 2021 – DETRAN e Receita Federal

Após um 2020 conturbado para os leilões governamentais, com muitos deles sendo cancelados devido à pandemia, 2021 começa com a realização de vários leilões. Dessa forma, vamos falar sobre os leilões do DETRAN  e da Receita Federal em 2021. Aviso: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes e leia os editais.

Advertisement

Leilões em 2021

Embora a situação da pandemia ainda não esteja controlada no país, muitos leilões voltaram a ser realizados ainda em 2020. Em 2021 a situação não melhorou, porém tanto a Receita Federal quanto o DETRAN já voltaram a realizar vários leilões.

A Receita Federal já realizou 4 leilões em 2021, e tem, atualmente (02/03/2021), 7 editais abertos, além de já ter preparados 2 novos editais. Já o DETRAN realizou uma quantia bem maior de leilões, o que é natural, visto que o DETRAN costuma realizar mais leilões que a Receita. Em estados como são Paulo e Minas Gerais, já foram realizados dezenas de leilões pelo DETRAN. Como os leilões são de responsabilidades estaduais, alguns estados tem vários leilões, enquanto outros tem poucos ou até mesmo não são realizados leilões.

Advertisement

Dessa forma, é necessário consultar o DETRAN do estado específico em que se deseja participar do leilão.

Leilão da Receita Federal

O leilão da Receita Federal ocorre somente de forma online. Dessa forma, todo o processo deve ser feito através do Sistema Leilão Eletrônico da Receita Federal. Algumas informações importantes:

  • para participar, é necessário ter um certificado digital;
  • a Receita Federal não realiza entregas, de modo que o arrematante tem que comparecer no local indicado pela Receita para retirada das mercadorias;
  • é possível incidir impostos e taxas sobre os lotes. Para saber mais sobre é extremamente importante ler o edital;
  • pessoas físicas não estão autorizadas a revender os lotes arrematados, embora muitas pessoas não sigam essa regra;
  • caso alguém arremate um lote e não pague, a Receita aplica multas e outras sanções;
  • é um leilão extremamente diversificado, com carros, motos, caminhões, iPhones, notebooks, etc.

Como participar do leilão

Nós já escrevemos um guia completo sobre como participar do leilão. O guia está bem detalhado, de modo que recomendamos bastante a leitura antes de participar do leilão.

Você pode acessar o guia completo clicando aqui.

Leilão do DETRAN

O DETRAN cancelou vários leilões ano passado devido à pandemia, mas ainda no ano passado alguns leilões já voltaram a acontecer. Alguns leilões são presenciais e outros são realizados de forma online. No Distrito Federal, por exemplo, está sendo realizado cerca de um leilão por mês, exclusivamente online.

O leilão do DETRAN é especial principalmente para quem deseja comprar carros ou motos. É comum os leilões serem realizados com milhares de veículos, o que aumenta as chances de se comprar realmente barato. Além disso, alguns estados realizam vários leilões no mesmo mês, dando várias oportunidades para se realizar um bom negócio.

Em 2021, alguns estados, como SP e MG já realizaram e seguem realizando vários leilões, enquanto outros, como o RJ, não realizou nenhum. Dessa forma, para participar desse leilão é necessário buscar as informações no DETRAN do seu estado.

Em algumas ocasiões, o DETRAN terceiriza o serviço do leilão, deixando uma empresa especializada realizá-lo. Dessa forma, é necessário tomar bastante cuidado para ter certeza que se está participando do leilão certo, pois muitos leilões falsos utilizam o nome do DETRAN para enganar as pessoas.

Como participar

Assim como no leilão da Receita Federal, nós também já escrevemos um guia completo sobre o leilão do DETRAN, com informações importantes e um guia sobre como participar. Você pode acessar esse guia acessando-o aqui.

Conclusão

Apesar da pandemia ainda não estar controlada no país, muitos leilões realizados pela Receita Federal e pelo DETRAN seguem acontecendo. Muitos leilões estão sendo realizados de forma online, o que, por um lado facilita a realização dos mesmos. Por outro lado, fica mais difícil avaliar o real estado dos veículos e mercadorias, pois as visitações são feitas somente via agendamento.

Apesar disso, é imprescindível visitar os lotes antes de participar dos leilões. Quanto aos leilões presenciais, provavelmente medidas de segurança contra a Covid serão implementadas. Os leilões presenciais estão mais suscetíveis à cancelamentos, à medida que cada localidade realiza fechamentos de serviços não-essenciais.

Para concluir, vamos deixar novamente o aviso: sempre tome cuidado com leilões falsos e sempre visite os lotes antes de participar de um leilão.

Advertisement

0

Aguarde… Carregando conteúdo.

E Lembre-se: 

Sempre tome cuidado com leilões falsos.