Como consultar a Tabela FIPE

Para saber avaliar bem o valor real dos veículos, tanto em um leilão quanto em uma compra comum, um dos parâmetros mais utilizados é a Tabela FIPE. É um parâmetro bastante conhecido, sendo utilizado como base em várias negociações de veículos. A Tabela FIPE engloba carros, motos e caminhões, de modo que ela é bem completa. Assim, vamos falar um pouco sobre a Tabela FIPE e como consultá-la. E lembre-se: sempre tome cuidado com leilões falsos.

Tabela FIPE

A tabela FIPE foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. É a principal referência de valores para carros seminovos e usados, sendo amplamente utilizada no mercado. Assim, o mercado utiliza os dados da tabela FIPE como base para estimar o valor do veículo em uma negociação de compra ou venda. Seu valor também é utilizado para cálculos de seguros e de impostos, como o IPVA.

Na verdade, FIPE é a sigla da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que têm vários outras áreas de pesquisa, com diversos índices e indicadores. Porém como o indicador mais famoso é o do preço médio dos veículos, a sigla FIPE acabou se tornando uma referência para o indicador de veículos.

Veja Também:

→ Leilão na sua Cidade? Veja como encontrar.

→ Como saber o Valor de um Carro? 

→ Leilão de Carros – Vantagens e Desvantagens

Como na prática a tabela FIPE é o preço médio dos veículos usados, o instituto realiza uma ampla pesquisa nos valores de compra e venda de veículos no país. Depois, utilizando estratégias estatísticas, é calculada a média desses valores, que é adicionada à tabela FIPE. A tabela é mensalmente atualizada, para sempre ter os valores mais precisos.

Tabela com o preço médio dos veículos foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Obviamente, a tabela é somente uma referência. Para saber o valor real do carro existem outros fatores, como estado de conservação e localização.

Existem outros indicadores de preços de veículos, como o Kelley Blue Book (KBB) que leva em consideração a localização do veículo, entre outros fatores. Assim, é interessante verificar os dois índices, FIPE e KBB, para ter uma boa referência do valor dos veículos.

Como consultar

Existem diversos sites que permitem a consulta do valor da tabela FIPE, porém iremos indicar o site oficial. Para consultar, visite o site https://veiculos.fipe.org.br/ e selecione o tipo de veículo que deseja: carro, caminhões e micro-ônibus ou motos. Selecione o mês (geralmente não precisa mudar, pois já está preenchido com o mês corrente) e os dados do veículo: marca, modelo e ano.

Após preencher os dados, basta clicar em “Pesquisar” para ter o valor do veículo. Para fazer uma boa pesquisa é interessante saber exatamente qual o modelo do veículo. Por exemplo, existem diversos Fiat Palio, com pequenas variações de modelo. Assim, saber exatamente qual o modelo, ajuda a fazer uma pesquisa mais precisa.

Tabela FIPE  e leilões

Para comprar barato em um leilão é essencial saber o valor real do veículo que se deseja arrematar. Assim, utilizar a Tabela FIPE como referência de valor para estimar o valor do veículo é muito importante. Utilizar outros indicadores, como o KBB, também é válido.

O valor da tabela FIPE é somente um dos indicadores que devem ser utilizados na estimativa do valor real do veículo, porém é um indicador muito importante, sendo utilizado como referência por todo o mercado de veículos do país.

No nosso artigo de como saber o valor real de um veículo, nós falamos da importância da Tabela FIPE, porém também destacamos outros fatores que devem ser levados em conta ao avaliar o valor final do veículo. Um deles é se o carro necessita de reparos. Principalmente carros arrematados em leilões, geralmente, precisam de reparos que devem ser feitos e que, obviamente, custam dinheiro.

Além disso, saber identificar se um veículo já foi batido também é importante. Um carro que já foi batido, mesmo que tenha sido bem consertado, ainda possui um valor de mercado menor que um carro em mesmo estado de conservação que nunca foi batido.

Dessa forma, antes de arrematar um carro em um leilão, tente fazer uma estimativa precisa do valor do veículo. Consultar a Tabela FIPE é essencial, mas, como vimos acima, outros fatores também são muito importantes.