Leilão da Receita tem iPhones e MacBook a partir de R$500

A Receita Federal do Rio de Janeiro está com um edital aberto para um leilão com iPhones e um MacBook. Os lances iniciais são muito baixos, de 500 reais, valor muito abaixo do valor de mercado dos produtos. Então veja aqui tudo sobre esse leilão e saiba como participar. Atualização: leilão cancelado devido à pandemia.

Leilão da Receita Federal do Rio de Janeiro

Esse leilão da Receita Federal do Rio de Janeiro ganhou destaque em grandes portais de notícias devido aos iPhones e ao MacBook leiloados, com lances iniciais muito baixos, de apenas 500 reais. Sem dúvidas é um leilão que chama atenção, mas eu não acredito que esse seja um bom leilão. Existem diversos fatores que tornam esse leilão pouco atrativo, de modo que vou explicá-los abaixo.

O primeiro motivo é o momento que o Brasil passa. Com muitos estados em quarentena devido à pandemia, em especial no Rio de Janeiro, participar de um leilão nesse momento pode não ser o mais interessante. Apesar de o leilão ser online, é bastante recomendado visitar os lotes antes, o que seria incompatível com as recomendações de ficar em casa. Além disso, a Receita Federal não realiza entregas, de modo que o arrematante deverá comparecer presencialmente no endereço indicado pela Receita Federal para retirar a mercadoria.

MacBook é leiloado com lance inicial de 500 reais.

O segundo motivo é o número pequeno de lotes. São 30 lotes, dos quais apenas dois podem contar com a participação de pessoas físicas. Esses são justamente os lotes com os produtos da Apple. Além disso, os dois lotes possuem outras mercadorias. Assim, ao dar um lance no lote, você estará adquirindo todos os produtos que vem nele, e não somente o iPhone, por exemplo. Essa é uma estratégia que a Receita Federal usa para que mercadorias menos atrativas não fiquem encalhadas nos leilões.

O terceiro motivo é o grande destaque que esse leilão teve. Como ele foi bastante divulgado, a tendência é que muitas pessoas participem. Além disso, pessoas inexperientes também são atraídas, o que pode levar a lances muito altos, encarecendo os produtos. Lembre-se: os lances iniciais são de 500 reais, de modo que o valor final de arrematação com certeza será bem maior. O único ponto positivo fica por conta também da pandemia, que pode justamente diminuir a concorrência desse leilão. Lembrando que eu recomendo fortemente que você fique em casa, ao invés de participar do leilão.

iPhones e MacBook leiloados

Os lotes que são de maior interesse são justamente os lotes com os produtos da Apple. Esses lotes estão disponíveis para pessoas físicas e vamos detalhá-los abaixo:

Lote 28:

  • MacBook Air 13” A1932;
  • Aparelho Blu-Ray/DVD Sony UBP-X800;
  • iPhone 8 64GB  A1905.

Lote 29:

  • iPhone X, 64GB A1901;
  • Kit de maquiagem para olhos Maybelline;
  • Mixer Yamaha MG 16XU16.

Lembrando que não é possível arrematar os produtos separadamente, somente o lote inteiro. O iPhone 8 é avaliado em cerca de R$2500, enquanto o iPhone X tem um valor de mercado de cerca de 4 mil reais. Já o MacBook Air é avaliado em no mínimo 8 mil reais. Como o produto está sendo leiloado, a tendência é que o valor final de arrematação seja mais barato que o valor de mercado. O objetivo de um leilão é comprar barato, então, caso os lances comecem a ficar muito altos, desista e espere outro leilão.

Onde e quando

As datas do leilão estão detalhadas no quadro abaixo. Caso você não saiba muito bem o que cada uma significa, vamos explicar melhor na seção abaixo de como participar do leilão.

Início de Propostas: 23/03/2020 às 08:00
Fim de Propostas: 01/04/2020 às 18:00
Classificação : 02/04/2020 às 10:00
Sessão para Lances: 02/04/2020 às 10:30 Previsto

Os lotes citados aqui podem ser visitados entre os dias 23 e 27 de março, no endereço abaixo:

LOTES 21 AO 30 – DEPÓSITO DOS CORREIOS
Telefone: (21) 3398-7082
Ponta do Galeão s/nº – Ilha do Governador – RJ;
Horário: de 9 às 14 horas.

Como participar do leilão?

Nós já escrevemos um artigo completo sobre como participar do leilão da Receita Federal. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Vamos dar uma versão resumida aqui. Primeiramente, você deverá ter um certificado digital. Sem ele não é possível participar do leilão, que acontece de forma online. Em posse desse certificado, você deverá acessar ao portal eCAC da Receita Federal. Após logar no portal com seu certificado digital, você deverá entrar no Sistema Leilão Eletrônico para poder dar os lances. Existem duas fases para dar os lances: a fase das propostas e a sessão de lances propriamente dita.

As datas das propostas é uma espécie de fase preliminar. Após a publicação do edital, é possível dar lances até a data em que as propostas são encerradas. Após essa data, só poderão participar da segunda fase aqueles que fizeram propostas até no máximo 10% menor que a maior proposta. Assim, se a maior proposta foi de 100 reais, todas propostas até 90 reais são aprovadas, enquanto as inferiores são descartadas.

Já na sessão para lances, é liberado dar lances livremente, até o horário que se encerra a sessão. Ao final da sessão, os maiores lances serão declarados vencedores e deverão efetuar o pagamento. Lembrando que quem arremata um lote fica comprometido com o pagamento, que é feito sem parcelamento. Se o arrematante não pagar, a Receita Federal aplica multas e outras penalidades, como impedimento de participar de leilões futuros.

Algumas informações importantes:

  • como já falamos, os arrematantes devem retirar os lotes presencialmente, pois a Receita Federal não realiza entregas;
  • leia o edital para ter informações como taxa de armazenagem e impostos;
  • pessoas físicas não são autorizadas a revender as mercadorias arrematadas;
  • LEIA O EDITAL.

Para ver os lotes e todas informações sobre esse leilão, bem como ter acesso ao edital, acesse o site oficial da Receita Federal no link: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal/edital/717700/1/2020

Link completo de como participar do leilão: https://tdsleiloes.com/leilao-da-receita-federal-veiculos-celulares-videogames-e-mais/