Leilão de motos: como comprar motos mais baratas – Tudo Sobre Leilões

Leilão de motos: como comprar motos mais baratas

No nosso artigo anterior, nós falamos sobre os como comprar carros com até 30% de desconto através dos leilões de carros. Agora, vamos falar sobre as motos, pois também é possível comprar motos mais baratas nos leilões. Então veja aqui tudo sobre os leilões de motos e como participar. E não se esqueça: sempre tome cuidado com leilões falsos.

Anúncios

Motos baratas nos leilões

Se você já leu nosso guia sobre como comprar carros mais barato nos leilões, vai encontrar algumas similaridades com o nosso guia sobre leilão de motos. Isso porque existem muitas semelhanças entre os leilões de carros e os leilões de motos. Assim, também é possível comprar motos mais baratas, com até 30% de descontos, nos leilões.

Anúncios

Existem porém, algumas diferenças, muitas delas ligadas aos valores e aos custos de manutenção das motos. Motos costumam ser veículos de valores mais baixos que carros e o mesmo vale para os custos de manutenção. Isso vai afetar bastante alguns fatores para que seja possível realmente comprar barato. Então vamos às dicas para comprar barato nos leilões de motos.

Como comprar barato nos leilões de motos

Muitas das dicas para se comprar barato nos leilões de carros também são válidas para os leilões de motos: escolher um bom leilão, visitar os lotes, ler as regras/editais dos leilões, ter paciência e não se deixar levar pela emoção, etc. Porém, existem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração.

Primeiramente, uma diferença importante se dá no valor dos veículos. Embora existam motos de luxo que custam uma fortuna, os valores das motos geralmente são bem mais baixos que os valores dos carros. Isso é muito significativo porque influencia diretamente nas contas que devem ser feitas e nos lances. Vamos explicar porque: quanto menor o valor do veículo, menor a margem de erro para se comprar barato. Num leilão de carro, dar um lance mil reais acima do pretendido incialmente pode não fazer uma grande diferença, mas nos leilões de motos isso pode significar comprar mais caro que o valor de mercado.

Assim, deve-se prestar bastante atenção em todas as contas, taxas e impostos, para se definir os limites máximos a serem dados em cada lote. Outro fator importante são os custos de manutenção. Felizmente as motos são mais simples que os carros, de modo que a manutenção necessária também é mais simples, além de muitas vezes também ser mais barata. Mas é importante lembrar que qualquer valor importa e tem um peso muito alto. Dessa forma, estimar bem os custos de manutenção e analisar bem o estado de conservação da moto é extremamente importante.

Como participar dos leilões

Cada leilão tem sua particularidade, mas em geral eles funcionam de forma bem parecida. Assim, para não ficar repetitivo, vamos deixar o nosso guia de como comprar barato nos leilões de carros aqui, em que é possível saber como participar do leilões mais detalhadamente.  O que vamos dar mais ênfase aqui é nos tipos diferentes de leilões, que realmente fazem diferença.

Os dois tipos principais de leilões de motos são os leilões governamentais e os leilões de motos retomadas de financiamento. Os dois tipos são boas opções, tanto para carros quanto para motos. Porém existe uma diferença. Nos leilões de carros, é mais interessante dar atenção aos leilões de motos recuperadas pelos bancos. Enquanto nos leilões de motos, o mais interessante é observar os leilões governamentais.

No Brasil, o leilão do DETRAN é bastante interessante para motos. A quantidade de motos apreendidas é enorme, de modo que são milhares de opções. O problema é que, infelizmente, em alguns estados os leilões não recebem muita atenção. Nesses casos, é sempre possível recorrer aos leilões de motos recuperadas pelos bancos, que também é uma boa opção.

É importante esclarecer que tanto para carros, quanto para motos, os dois leilões representam boas opções e tem várias oportunidades de se comprar barato. E um dos principais fatores para se comprar barato é pesquisar bastante, buscando as melhores oportunidades. Assim, a melhor oportunidade pode estar em um leilão governamental ou de recuperados. Um tipo de leilão ser mais recomendado para um tipo de veículo não exclui o outro. Leilões como Copart e Vip Leilões também possuem uma grande variedade de motos e não devem ser descartados.

Anúncios