Uma iniciativa recente da ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil) tem como objetivo educar a população e diminuir o número de leilões fraudulentos. Trata-se do “Leilão Seguro”, um selo criado para identificar leilões confiáveis. Então veja abaixo tudo sobre essa iniciativa e também veja o que fazer para identificar bons leilões.
Selo Leilão Seguro
A ALEIBRAS (Associação da Leiloaria Oficial do Brasil) criou recentemente (o release no site da ALEIBRAS é do dia primeiro de agosto) o Selo Leilão Seguro. Trata-se de uma iniciativa para se identificar online os leilões que são considerados confiáveis.
Quem se cadastrar no Leilão Seguro terá no seu site um selo, indicando que ele foi verificado e é considerado confiável. Porém a simples presença do selo não deve ser considerada como prova definitiva. Isso porque um site fraudulento pode, simplesmente, colocar uma imagem copiando o selo. Então, para garantir que o leilão faz parte, é necessário também verificar no site do leilão seguro.
Como a iniciativa é recente, hoje somente 14 leiloeiros estão certificados. Assim, a ausência do selo no site de um leiloeiro não quer dizer que ele não é confiável. Ele apenas não possui o selo. Além disso, até o momento não conseguimos verificar se existe algum custo para ter o selo. Desse modo, teremos que esperar para saber se o selo será adotado por boa parte da comunidade ou se não se tornará importante.
A ausência do selo não quer dizer nada sobre a confiabilidade do leilão, mas a presença de um selo falso sim. Então, caso se depare com um site que tem o selo, mas que não está cadastrado no leilão seguro, provavelmente o leiloeiro não é confiável.
Como Identificar um Leilão Confiável
Nós já demos várias dicas sobre como identificar um leilão confiável no nosso artigo sobre como comprar barato em um leilão. Vamos complementar as dicas agora, utilizando também algumas dicas do site leilão seguro.
Verificando Confiabilidade do Site
O primeiro passo é identificar os dados do leiloeiro. Procure o CNPJ da empresa do leiloeiro e faça uma pesquisa no site da Receita Federal. Caso não exista CNPJ ou o CNPJ informado seja de uma empresa diferente, desconfie. Geralmente, o nome do site e da empresa tem de ser os mesmos. Uma tática utilizada por criminosos é colocar o CNPJ de um sindicato de leilões, o que também é motivo para se desconfiar.
Se a consulta do CNPJ for satisfatória, você deverá depois entrar no site da junta comercial do seu estado. Basta fazer uma pesquisa no seu navegador: leiloeiros junta comercial (sigla do seu estado). Lá você encontrará a relação dos leiloeiros cadastrados. Caso o nome do leiloeiro que você encontrou na pesquisa por CNPJ não esteja lá, não participe do leilão.
Verificar a qualidade do site também é importante. Muitos sites possuem ícones de redes sociais que não direcionam para lugar nenhum. Também possuem textos genéricos que são copiados de outros sites. Assim, é fácil encontrar inconsistências nos textos, com nomes de outros leiloeiros.
Verificar as redes sociais do leiloeiro também é importante. Caso sejam redes novas, com poucas postagens, desconfie.
Além disso, digitar o nome do leiloeiro junto das palavras “fraude” e “golpe” no seu navegador também pode te ajudar a encontrar sites falsos.
Visitando os lotes
Como já dito, visite os lotes antes de participar do leilão. Se o site não tiver endereço já desconfie. Isso porque uma tática utilizada é marcar agendamentos somente por telefone, sem informar endereço. Isso ocorre para que, quando você ligar para o telefone, o atendente tentar te enganar e fazer você desistir de ver os lotes. Além disso, durante a visitação você deve ser capaz de ver vários veículos, pois a presença física de vários veículos que estão no site ajuda a comprovar que o leilão é confiável.
Na maioria dos golpes os veículos nem existem, de modo que visitar os lotes é imprescindível.
Pagamentos antecipados, taxas e contas bancárias
É possível que cobrem de você algum pagamento antecipado para cobrir alguma taxa. Não efetue esse tipo de pagamento. Somente faça pagamentos depois de verificar o leilão, para a conta de pessoa jurídica do leiloeiro. Não faça depósitos para contas de pessoas físicas, pois essa é uma das formas mais comuns de golpe.
A conta bancária deve ter o mesmo CNPJ da empresa do leiloeiro.
Valores muito baixos
Geralmente os valores praticados em leilões são abaixo do mercado, mas se os valores estiverem excessivamente baixos, desconfie.
Lista de sites falsos
O Leilão Seguro possui uma lista de sites falsos. Clique aqui para acessá-la. Além disso, ao encontrar um site falso, é possível fazer uma denúncia no próprio site. Também registre um Boletim de Ocorrência, para que a polícia possa ir atrás dos golpistas.
Conclusão
É grande o número de golpes envolvendo leilões falsos no Brasil. Pessoas sem conhecimento ou o devido cuidado acabam sendo seduzidas por preços muito baixos, sendo lesadas.
Nosso objetivo é informar as pessoas, para evitar que os golpes aconteçam. Nesse artigo, listamos algumas medidas que são obrigatórias antes de participar de um leilão, principalmente um leilão online. Então fique atento e tenha cuidado.