Leilões em 2020: o que esperar?

Estamos no início do ano e, após o mês de janeiro, em que são realizados menos leilões, fica uma expectativa para saber como será o ano em relação aos leilões. Então saiba o que esperar dos leilões do ano de 2020, incluindo os leilões de carros, leilões governamentais, etc. E lembre-se sempre: cuidado com leilões falsos. Visite os lotes e leia os editais.

Aumento no número de leilões

Existem poucos dados sobre o número de leilões realizados, de modo que vamos apenas escrever sobre o que nossa experiência nos permite observar. E essa experiência indica que o número de leilões realizados tem aumentado bastante. O preconceito tem diminuído e cada vez mais pessoas procuram leilões para comprar carros, imóveis ou outros itens.

Em 2018, o alto número de desempregados fez com que os bancos retomassem vários imóveis, de modo que muitos deles foram disponibilizados para leilões. Isso fez com que o número de imóveis arrematados por pessoas físicas crescesse até 52% de acordo com uma pesquisa. Chegamos em 2020 e, apesar de os números da economia terem melhorado um pouco, a tendência é que o mercado de leilões de imóveis continue aquecido.

Advertisement
Tendência em 2020 é que os leilões de imóveis também sejam mais frequentes.

Já os leilões de carros também estão crescendo. Embora nós não tenhamos conseguido encontrar uma pesquisa que indique esse aumento, pela nossa experiência o número de leilões, principalmente os governamentais, também acompanham uma tendência de crescimento.

Leilões Governamentais

Os leilões governamentais são destaque em crescimento. Por exemplo, no Amazonas o número de leilões do DETRAN cresceu 400%. E a tendência é que em 2020 seja leiloado o dobro de carros do que no ano passado. Pelo que temos observado, realmente os leilões do DETRAN tem crescido bastante, tanto em número de leilões realizados, tanto em volume de veículos. Além disso, estados com poucos leilões também tem registrado crescimento, de modo que o acesso aos leilões está se tornando cada vez mais fácil no Brasil inteiro.

O leilão da Receita Federal também tem registrado um aumento, com cada vez mais leilões sendo realizados. Além disso, o número de pessoas físicas participando dos leilões também tem aumentado. Os leilões com iPhones e videogames com lances baixos tem tido grande destaque na grande mídia, de modo que os leilões da Receita Federal tem atraído cada vez mais pessoas.

O maior problema dos leilões governamentais é que no início do ano existe uma queda grande no número de leilões realizados. O mês de janeiro costuma ser o menos movimentado. Em fevereiro há um aumento, mas o “ano realmente começa” em março, mês em que tudo costuma voltar ao normal.

Leilões Falsos

Acompanhando o crescimento geral do mercado, os criminosos também aproveitam para dar mais golpes. Dessa forma, a tendência é que o número de leilões falsos continue aumentando e continue fazendo vítimas no país.

A boa notícia é que o poder público começou a dar mais atenção a esses casos, realizando até prisões. Demos destaque à uma dessas prisões no início de janeiro, e só nos resta torcer para que essas prisões sejam cada vez mais frequentes.

Caso você tenha sido vítima de um leilão falso, não se abstenha e procure a polícia para que seja registrado um boletim de ocorrência e aberta uma investigação. Ao perceber um site que represente um leilão falso, também faça uma denúncia. Você pode denunciar um leilão falso no site da ALEIBRAS clicando aqui.

Conclusão

Para 2020 podemos esperar um ano com ainda mais leilões, tanto os de leiloeiros independentes quanto os governamentais. Além dos leilões de veículos, os leilões de imóveis também deverão continuar em alta. Isso resultará também no aumento do número de participantes, o que deve aquecer ainda mais o mercado.

Infelizmente, o número de leilões falsos também devem continuar crescendo e fazendo vítimas. Por isso sempre tome muito cuidado ao participar de um leilão e não deixe de denunciar um leilão falso. Como o poder público já começou a realizar prisões, a tendência é que o número de prisões também aumente.