Por favor aguarde. Carregando conteúdo...

E lembre-se: sempre tome cuidado com leilões falsos

Leilão de Imóveis: Portal Zuk é confiável?

Embora nosso site aborde mais os leilões de veículos, nós já falamos também sobre os leilões de imóveis, que também está em crescimento no Brasil. Dessa forma, hoje vamos analisar o Portal Zuk, que é uma das maiores empresas relacionadas a leilões de imóveis do país. E lembre-se: sempre tome cuidado com leilões falsos!

Portal Zuk: Leilão de imóveis judiciais e extrajudiciais

O Portal Zuk é uma das maiores plataformas de leilões de imóveis do Brasil. Fundada em 1986, a empresa possui quase 40 anos de mercado, atuando como intermediadores na venda de imóveis por meio do leilão. O Portal Zuk divulga na sua plataforma as informações e condições de pagamento informadas pelos bancos, instituições financeiras e empresas. Ou seja, a Zuk age principalmente como um intermediador entre o interessado em leiloar o imóvel e o comprador.

A Zuk possui parcerias com as principais instituições financeiras do país, como Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Banco Inter.

Como já explicamos no nosso artigo sobre leilão de imóveis, existem os leilões de imóveis judiciais e o extrajudiciais. Os judiciais são leilões que ocorrem após um processo na justiça, envolvendo a decisão de um juiz. Já os extrajudiciais ocorrem sem envolvimento do judiciário, sendo mais comuns os leilões de bancos e financeiras. O Portal Zuk trabalha tanto com leilões judiciais quanto os extrajudiciais.

A origem da maioria dos imóveis dos leilões extrajudiciais costuma ser parecida com a de veículos retomados de financiamento. Geralmente um cliente financia um imóvel no banco e não arca com as parcelas, de modo que, após alguns procedimentos, o imóvel pode ser destinado à leilão. Assim, esse tipo de imóvel costuma ser o mais comum nos leilões.

Portal Zuk é confiável?

Ao analisarmos a confiabilidade de uma plataforma de leilões, geralmente fazemos em dois passos. Primeiramente verificamos se é uma empresa verdadeira. Isso porque existem muitos leilões falsos, criados unicamente para dar golpes. Esse definitivamente não é o caso da Zuk, embora alguns criminosos utilizem o nome da Zuk para criar sites falsos, se passando pela empresa. Como já destacamos, a Zuk possui quase 40 anos de existência, sendo uma plataforma bastante sólida e conhecida no mundo dos leilões de imóveis. Além disso, os leiloeiros oficiais da Zuk estão devidamente cadastrados na JUCESP.

Depois, verificamos a experiência dos usuários na plataforma. Isso porque a empresa pode de fato existir e realizar leilões, porém pode prestar um serviço ruim. No caso da Zuk, podemos dizer que eles prestam um bom serviço, mas que tem um bom espaço para melhorar no atendimento. A nota do Portal Zuk no Reclame Aqui é de 7,1 nos últimos 12 meses, com 2/3 dos usuários afirmando que voltariam a fazer negócio. Sinceramente, essa nota poderia ser bem melhor, mas entendemos também que o processo de um leilão de imóveis é mais complexo, envolvendo uma burocracia maior. Boa parte das reclamações envolvem atrasos em documentações, que em alguns casos não são de responsabilidade da Zuk. Existem também reclamações envolvendo pessoas que não se informaram corretamente e participaram do leilão despreparadas.

Assim, a melhor forma de evitar problemas é se informar muito bem antes de participar do leilão, ler bem os editais, entender todas as regras e etapas dos leilões e também saber quem procurar em caso de algum problema, pois determinados problemas podem ser solucionados somente pelo banco ou instituição financeira, por exemplo.

Como participar do leilão

Para participar do leilão, primeiramente deve-se acessar o site oficial e realizar um cadastro, que envolve o envio de informações como CPF e RG. Após realizar o cadastro, você pode navegar pelo site e encontrar o imóvel que deseja dar lances. O site permite uma pesquisa bem completa, sendo possível filtrar por estado, cidade e até o bairro do imóvel. Também é possível navegar pelos imóveis disponibilizados por um banco ou financeira específico. É possível ainda filtrar pelo tipo de imóvel (residencial, comercial, terreno, etc) e também filtrar somente por imóveis desocupados.

Após encontrar o lote de interesse, basta clicar em “Participar” que em até um dia útil será aprovada a sua participação no leilão. Depois, basta acessar o “Auditório Virtual”, que simula um auditório presencial de um leilão e dar os lances. Caso seja vencedor, deve-se realizar o pagamento de acordo com o que está definido no edital, a comissão de 5% do leiloeiro e as taxas e impostos devidas.

É extremamente importante que se leia o edital antes de participar do leilão. Lá você vai encontrar todas informações sobre o leilão, os pagamentos, taxas, etc. Além disso, os imóveis leiloados nem sempre podem ser visitados. Verifique bem essa informação no edital e, caso seja possível, não deixe de visitar os imóveis. Também fique atento ao modo de pagamento. Os leilões costumavam permitir somente pagamentos à vista, mas ultimamente tem sido possível negociar um parcelamento ou até mesmo financiar o imóvel.