Leilão de Renovação de Frota: Como funciona e como participar

Dos vários tipos de leilões de veículos que existem, os leilões de renovação de frota são excelentes opções. Geralmente apresentam veículos em melhor estado, contando com boas oportunidades. Então veja abaixo tudo sobre os leilões de renovação de frota.

Leilão de Renovação de Frota: como funciona

Como o nome já diz, os leilões de renovação de frota são utilizados por empresas e montadoras para renovar suas frotas de veículos.

Leilões de renovação de frota apresentam boas oportunidades.

 

Existem diversos motivos para que uma empresa realize uma renovação de frota. O principal deles é o custo de manutenção. Quanto mais velho é um veículo, maior costuma ser o preço de manutenção do mesmo. Assim, as empresas fazem cálculos para saber quando realizar a renovação, levando em consideração o custo de manutenção e o preço da renovação.

Os avanços tecnológicos também são motivos para uma renovação. Dependendo da empresa, carros mais novos e mais tecnológicos podem fazer uma grande diferença na produtividade. Além disso, com o passar dos anos, os carros estão se tornando mais econômicos, de modo que ter uma frota mais econômica pode representar uma grande vantagem financeira. Outros fatores como a segurança dos motoristas também são levados em conta.

É possível encontrar até carros novos em leilões de renovação. Imagine que uma montadora está realizando o transporte de seus veículos novos e por algum motivo, eles sofrem pequenas avarias durante esse transporte. É comum as montadoras então, realizarem o leilão desses veículos. O governo também realiza renovações de frota, sendo que a renovação de carros oficiais costuma ser bastante noticiada.

Assim, ao renovar uma frota, uma empresa, montadora ou até mesmo o governo, disponibilizam os carros antigos em leilões. Esses leilões costumam ter maior participação de pessoas comuns, que buscam comprar um veículo mais barato.

Leilão de Renovação de Frota: como participar

A principal dificuldade para participar desses leilões é saber quando eles irão acontecer. É necessário ficar sempre bem antenado, pois esses leilões costumam ser divulgados, tanto pelas empresas quanto pelos leiloeiros. Muitas das vezes, a empresa que está renovando a frota contrata um leiloeiro terceirizado para realizar o leilão dos veículos. Desse modo, os leiloeiros, que são grandes interessados, costumam fazer grandes divulgações desses leilões. Nosso site também irá trazer informações atualizadas sobre esses leilões, então fique atento.

Acompanhar as redes sociais de leiloeiros confiáveis é uma boa estratégia para encontrar bons leilões de renovação. Nós já demos várias dicas sobre como encontrar um leiloeiro confiável. Caso tenha interesse, clique aqui para ver as dicas.

É interessante também participar de leilões que estejam próximos de onde você mora. Isso porque o custo de deslocamento pode diminuir bastante a vantagem financeira de comprar um veículo em um leilão.

Após encontrar um leilão de renovação que você queira participar, o funcionamento costuma ser igual aos outros leilões. É bem parecido com um leilão de veículos recuperados pelos bancos. A única diferença é a origem dos veículos.

Existem leilões online e leilões presenciais, mas nunca deixe de visitar os lotes, mesmo se o leilão for online. Ler o edital do leilão também e muito importante.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de participar de um leilão de renovação está relacionada ao estado dos veículos. As empresas costumam fazer manutenções preventivas e os carros geralmente estão bem conservados. Existem leilões de renovação com carros bem novos e conservados, porém existem outros com carros mais velhos também. Então, mesmo que na maioria dos casos os carros estejam em bom estado, é necessário fazer uma boa análise dos veículos antes de participar do leilão.

Já a grande desvantagem desses leilões está na escassez dos mesmos. É muito mais fácil encontrar leilões de veículos recuperados de financiamentos pelos bancos do que um leilão de renovação. Isso faz com que a concorrência desses leilões também seja maior, principalmente de pessoas físicas.

Como todo leilão, os leilões de renovação tem suas vantagens e desvantagens, de modo que esses leilões não devem ser ignorados. Uma boas estratégia para comprar barato em um leilão é pesquisar bastante, para encontrar as melhores oportunidades. Assim, fique atento aos leilões de renovação, pois eles também apresentam boas oportunidades.