Leilões da Receita Federal – Maio e Junho de 2021

Após algum tempo, vamos voltar a falar dos leilões da Receita Federal aqui. Vários leilões chegaram a ser cancelados ano passado, devido à pandemia, porém os leilões já voltaram e a Receita Federal já realizou mais de 20 leilões em 2021. Dessa forma, vamos falar sobre os editais abertos em maio e junho de 2021. Lembre-se: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes e leia os editais.

Leilões da Receita Federal – Editais Abertos

Este artigo está sendo escrito no dia 26/05/2021, de modo que os editais citados aqui serão os que estão abertos na data de publicação do artigo. Provavelmente, novos editais serão abertos em junho, de modo que nós falaremos sobre eles posteriormente.

Existem atualmente 8 leilões abertos para proposta e um leilão que será publicado em breve. Vamos falar um pouco sobre todos eles aqui. Caso queira ver todos os editais, basta acessar o Sistema Leilão Eletrônico, da Receita Federal.

Leilões abertos:

Rio de Janeiro

Dois editais de leilões realizados no Rio de Janeiro recebem propostas até 21hrs de hoje, 26/05. Um dos editais está aberto somente para pessoas jurídicas e conta com grandes lotes, com valores mínimos chegando a 600 mil reais. Já o outro conta com lotes para pessoas físicas, mas não é um leilão muito interessante.

Santo Ângelo

O leilão de Santo Ângelo já é um leilão mais interessante, com vários veículos disponíveis para pessoas físicas. Destaque para os lances mínimos extremamente baixos: existem lotes com dois veículos com lanceis iniciais de 300 reais. Realmente muito baixo. Logicamente são carros mais velhos e desgastados, mas ainda assim podem representar boas oportunidades.

Fortaleza

Outro leilão bastante interessante, conta com celulares como iPhones e veículos. Ao contrário da maioria dos leilões da Receita, nesse caso os lances iniciais não estão tão baixos, com iPhones a partir de 2 mil reais. Ainda assim, são lances bem abaixo do valor de mercado.

Bauru

O leilão de Bauru conta com poucos lotes disponíveis para pessoas físicas. O destaque fica para os videogames: PS4 com lances iniciais de R$1.500,00. Conta também com alguns lotes de veículos, porém a maioria dos lotes está disponível somente para pessoa jurídica.

Recife

Embora o edital esteja listado como Recife, existem lotes em outras cidades, como Natal e João Pessoa. Esse leilão ganhou um grande destaque na mídia, devido aos seus iPhones com lances extremamente baixos. O lote 9, por exemplo, conta com um iPhone 7 Plus com lance mínimo de 250 reais. Existem lotes com videogames e veículos também. Este é um leilão bem diversificado, que representa bem um leilão da Receita Federal, com veículos, celulares, videogames e diversos outros produtos.

Lote 9 contém um iPhone 7 Plus com lance inicial de 250 reais.

Santa Maria

O leilão de Santa Maria é um leilão bastante tradicional da Receita Federal, sempre com boas oportunidades. O leilão de junho conta com vários veículos disponíveis para pessoas físicas, a maioria deles com lances iniciais abaixo de 10 mil reais. Este leilão tem uma boa variedade de veículos e é uma excelente oportunidade para quem mora na região. Lembrando que, embora o leilão seja online, a Receita Federal não realiza entregas, de modo que o arrematante deve ir até o local onde o leilão foi realizado para retirar a mercadoria. Por isso, é interessante sempre ficar atento aos novos leilões, para saber quando irá ocorrer um leilão perto de você.

Volta Redonda

Esse é um leilão que não é interessante para a maioria das pessoas. Conta com apenas dois lotes disponíveis para pessoas jurídicas. Enfim, nada a se destacar nesse leilão.

Campo Grande

Outro leilão bastante tradicional, esta edição do leilão de Campo Grande começará a receber propostas a partir de 07 de junho. É um leilão bastante interessante, que conta com quase 100 veículos disponíveis para pessoas físicas, com lances iniciais bem baixos. É possível encontrar mais de um lote com lance inicial de mil reais. Realmente, dependendo do desdobramento da sessão de lances, provavelmente será possível comprar carros realmente baratos nesse leilão.

Como participar

Nós temos um guia completo sobre como participar dos leilões da Receita Federal em nosso site. Para acessar o guia, clique aqui. Lembrando que trata-se de um leilão online, mas é possível visitar os lotes.

Em resumo, para participar do leilão, o interessado deve entrar no portal e-CAC utilizando o seu certificado digital e acessar o Sistema Leilão Eletrônico – SLE. Os leilões são compostos de duas fases, fase de propostas e sessão para lances. As propostas elegíveis da primeira fase poderão ir para a sessão de lances, em que o leilão realmente ocorre e os lances são dados pelos interessados, como em um leilão tradicional.

Como já falamos, a RF não realiza entregas, de modo que o arrematante deve buscar a mercadoria na unidade da receita onde o leilão foi realizado. Além disso, existem taxas e impostos sobre os produtos. Dessa forma é extremamente importante ler o edital, para saber de todos os encargos e das particularidades de cada leilão. A visitação também é de extrema importância, para que o interessado possa ver a real condição das mercadorias antes de se realizar uma proposta.

O leilão da Receita Federal é uma excelente oportunidade, porém como já analisamos em nosso site, nem sempre se compra barato. Já aconteceram casos de pessoas arrematarem lotes por valores acima do valor das mercadorias, de modo que é necessário ter paciência e saber aproveitar as oportunidades de se comprar barato.