Leilões falsos: polícia prende chefe de quadrilha – Tudo Sobre Leilões

Leilões falsos: polícia prende chefe de quadrilha

A polícia do Rio de Janeiro prendeu o chefe de uma quadrilha que aplicava golpes com leilões falsos. Essa é uma boa notícia para quem participa ou tem interesse em participar de leilões de carros. 

Anúncios

Uma boa notícia

Em nosso primeiro artigo do ano de 2020, temos uma boa notícia. Ontem, dia 06/01, a polícia do Rio de Janeiro realizou uma operação que prendeu um chefe de uma quadrilha que aplicava golpes utilizando leilões de carros. A quadrilha, que tem núcleo em São Paulo, já tem mais 5 suspeitos identificados, que também deverão ser presos.

Anúncios

Mais de 100 pessoas caíram no golpe, em um esquema que contava com mais de 30 sites falsos, alguns imitando os leilões do DETRAN. Por isso nós sempre fazemos alertas aqui: tome muito cuidado ao participar de leilões online. É relativamente fácil criar um site falso e começar a realizar os golpes.

Apesar de número elevado de vítimas, essa é uma boa notícia. Geralmente, os criminosos que aplicam esse tipo de golpe saem impunes. Com a popularização da Internet, cresceram também o número de golpes realizados online. Assim, o fato de o poder público prestar atenção nesses crimes, resultando em prisões, é uma boa notícia para os leiloeiros honestos e também para aqueles que participam ou gostariam de participar de leilões.

Vamos torcer para que as prisões sejam cada vez mais constantes e que nossa comunidade de leilões fique cada vez mais honesta e idônea.

Como se prevenir

Nós já escrevemos um guia completo sobre como identificar leilões seguros. Você pode acessá-lo clicando aqui. Porém, vamos repetir alguns itens importantes. O primeiro e mais importante é: visite os lotes. Em nosso site, são inúmeros os alertas e, provavelmente, essa é a frase mais repetida aqui: visite os lotes. Nunca é demais repetir: visite os lotes.

Comprar um veículo sem antes vê-lo presencialmente é, no mínimo, irresponsável. Quase todos os golpes realizados só são possíveis porque o arrematante não viu o veículo antes. Na maioria dos casos, os veículos nem existem. Na verdade eles existem, só que os golpistas tiram fotos de carros nas ruas e depois colocam em sites para enganar as pessoas. Ou seja, os veículos não são de propriedade dos leiloeiros. Podem até mesmos serem utilizadas fotos de carros obtidas online. Dessa forma, sempre que for participar de um leilão, visite os lotes.

Outro ponto importante é: pesquise sobre o leilão que você deseja participar. Faça uma pesquisa utilizando o CNPJ e veja se o leiloeiro está registrado na junta comercial do estado em que a empresa está registrada. Para isso, basta entrar no site  da junta comercial do estado específico. Além disso, veja se existem reclamações online sobre o leilão. Ou seja, pesquise bem a reputação do leiloeiro antes de participar.

Quanto ao pagamento, quase sempre os golpes são aplicados utilizando contas bancárias de pessoas físicas. Assim, realize pagamentos somente para contas de pessoas jurídicas. A conta bancária deve ter o mesmo CNPJ da empresa que está realizando o leilão.

Além disso, sempre leia o edital dos leilões. Isso evita surpresas e pagamentos abusivos. Lembre-se, os golpes não são dados somente online, mas podem ocorrer também em leilões presenciais.

Existem sim, muitos leilões bons realizados online, com possibilidade real de se comprar barato. Porém, é necessário sempre tomar cuidado ao participar de qualquer leilão, seja ele presencial ou online.

Esse é um dos motivos pelo qual temos nosso site: conscientizar as pessoas. Além de falar sobre leilões, dar dicas e divulgar oportunidades de se comprar barato, também fazemos alertas. Sempre buscamos trazer informações úteis e verdadeiras, para que o maior número de pessoas possa se beneficiar e aprender mais sobre os leilões.

Anúncios