Os leilões tem se tornado cada vez mais comuns, alcançando um público cada vez maior. Com esse aumento do número de participantes, cresce também o número de golpes e mal negócios feitos no mundo dos leilões. Dessa forma, vamos elencar os principais erros ao participar de um leilão e como evitá-los, para ajudar principalmente quem está iniciando nesse mundo.
Os maiores erros ao participar de um leilão e como evitá-los
O mercado de leilões tem crescido ano após ano, com um aumento tanto no número de leiloeiros quanto no número de participantes. À medida que o preconceito com os leilões vai diminuindo e com o avanço do acesso à informação, os leilões vão se tornando cada vez mais uma opção viável para comprar mais barato. Com a inflação e a constante diminuição do poder de compra dos brasileiros, uma parcela da população recorre aos leilões, com o objetivo de comprar mais barato e ter acesso à imóveis e veículos que normalmente não conseguiriam comprar.
O problema é que com o crescimento do mercado, tem crescido também o número de golpes e o de pessoas sem conhecimento participando dos leilões. Isso leva à prejuízos financeiros e à arrematação de lotes ruins ou por preços muito acima do que deveria. O objetivo dos leilões é de fato comprar mais barato, mas pessoas inexperientes tem feito péssimos negócios, justamente pela falta de conhecimento. Dessa forma, vamos discutir sobre os erros mais comuns do mundo dos leilões para ajudar nossos leitores a evitá-los.
1- Não pesquisar a reputação do Leiloeiro
Este é o pior erro de todos. Muitas pessoas veem uma propaganda ou um link na internet e já saem participando dos leilões. Existem milhares de sites falsos e enganosos utilizados para dar golpes utilizando leilões. Muitos desses utilizam nomes de leilões famosos e conhecidos, copiando os sites e se passando por leilões idôneos.
Assim, é extremamente importante verificar a reputação do leiloeiro e verificar se o site que se está é o verdadeiro. A maioria dos golpes acontece no meio online, sendo mais difícil ter esse tipo de problema em leilões presenciais. Mas não se engane, existem leilões presenciais de má reputação, que também enganam os participantes. Dessa forma, é sempre bom pesquisar bastante antes de participar de qualquer leilão. Nós temos também um guia com dicas sobre como identificar leilões confiáveis. você pode acessá-lo clicando no link abaixo:
2- Não visitar os lotes
Este é outro erro bastante grave, porém muito comum. Várias pessoas participam dos leilões vendo apenas fotos dos lotes online, sejam carros, motos ou imóveis. Assim, é imprescindível visitar e vistoriar os lotes antes de participar de um leilão. Além de saber a real condição do que está se comprando, visitar os lotes ajuda a evitar também que se caia em golpes, pois a maioria dos sites falsos não possuem visitação.
Então a visitação é importante não só para avaliar as condições e o real valor do que se pretende arrematar, mas também para diminuir as chances de golpes. Visite os lotes!

3- Não ler os editais e as regras dos leilões
Muitas pessoas participam dos leilões sem se informar direito sobre as regras do mesmo. Se informar muito bem é extremamente importante para evitar surpresas posteriores. Informações como prazos, taxas, retirada, pagamentos, tudo isso deve ser verificado antes de participar do leilão.
Pode ser chato ter que ler todas aquelas regras e editais, mas vale muito a pena para evitar problemas.
4- Agir com emoção
Outro problema costuma acontecer quando os participantes de um leilão começam a agir com emoção. É comum participantes entrarem em disputas particulares, como se um tivesse o objetivo de vencer o outro. Quando isso acontece, quase sempre os valores de arremate são muito maiores do que o valor do lote, sendo um péssimo negócio para o arrematante.
Além disso, também pode acontecer de um participante se apegar a um lote, um carro por exemplo, e dar lances acima do que deveria. A empolgação e euforia também podem levar um participante a agir com emoção, dando lances irresponsáveis e arrematando lotes desnecessários ou por valores inflacionados.
Assim, é extremamente importante agir com calma e paciência nos leilões. Caso os lances de um lote fiquem muito altos, simplesmente desista. Existem milhares de lotes leiloados todos os anos, basta ter paciência e esperar a oportunidade certa, sempre agindo com razão ao invés de emoção.
5- Não fazer todas as contas
O valor de arremate nunca é o valor final que deve ser pago. Existem taxas como comissão do leiloeiro, impostos, taxa de armazenamento em alguns casos, etc. No caso de veículos pode ser necessário fazer reparos, trocar a bateria, entre outros.
Desse modo, é sempre importante fazer todas as contas e saber todos os gastos antes de arrematar, pois o valor final depende bastante disso.
6- Não ler as dicas do nosso site
Modéstia parte, nosso site tem uma boa gama de informações e dicas essenciais para se fazer um bom negócio nos leilões. Sempre veja nossos guias e artigos, que com certeza vão te ajudar. Veja abaixo um dos nossos artigos sobre como comprar barato em um leilão, que com certeza vai te ajudar quando for participar de um leilão:


