Qual é o melhor: Leilão da Receita Federal ou DETRAN?

Dos leilões governamentais mais famosos, o leilão da Receita Federal (RFB) e o leilão do DETRAN costumam ser os mais conhecidos. Nós já falamos desses leilões, mas uma dúvida costuma surgir: qual dos dois é o melhor. Então veja abaixo o nosso comparativo, com as vantagens e desvantagens de cada um.

Leilão da Receita Federal vs Leilão do DETRAN

Antes de iniciarmos nosso comparativo, você pode saber tudo sobre o leilão da Receita Federal e aprender como se cadastrar, clicando aqui. Para saber mais sobre o leilão do DETRAN, clique aqui.

Tanto o leilão da RFB quanto o do DETRAN costumam ser bastante conhecidos, chamando inclusive atenção da grande mídia. Você provavelmente já viu alguma reportagem falando sobre esses leilões. Os dois leilões oferecem boas oportunidades para quem deseja comprar barato, mas isso depende da necessidade de cada um.

Advertisement

Embora sejam realizados por órgãos distintos, os leilões possuem algumas características em comum. Por exemplo, a origem dos lotes é a mesma: frutos de apreensões, abandono ou recuperação de furtos e roubos. Além disso, ambos permitem visitação dos lotes. Reforçando mais uma vez: sempre visite os lotes antes de participar de um leilão.

Leilão da RFB tem grande variedade, incluindo até iPhones.

Leilão da Receita Federal

Esse leilão é completamente online, mas, como já dito, existem datas para visitação dos lotes. Essa é uma vantagem desse leilão, pois é possível dar os lances no conforto da sua casa. Esse conforto, porém, tem seu preço: você precisa de um certificado digital para poder participar. Essa é uma desvantagem, pois, caso você não tenha um certificado, terá que comprar um. Apesar de ser completamente online, a RFB não realiza entregas, de modo que o arrematante tem que buscar os lotes na cidade em que o leilão foi realizado.

O leilão da Receita possui vários tipos de lotes, desde carros e motos até celulares e videogames. Essa grande variedade é uma boa vantagem, visto que esse é um dos poucos leilões em que você encontrará um iPhone, por exemplo.

Leilão do DETRAN

 

Leilão do DETRAN tem grande quantidade de veículos,

 

A maior vantagem desse leilão é o grande número de leilões e de lotes. São centenas de leilões, cada um com centenas de veículos. Assim, é bem fácil encontrar um leilão perto de você,a o contrário do leilão da RFB, em que os leilões são mais escassos e geralmente tem que se aguardar mais tempo. Isso não quer dizer que a RFB realize poucos leilões. A questão é que o DETRAN realiza uma quantidade enorme, por isso a vantagem.

Uma desvantagem é que, apesar da infinidade de lotes, são leiloados somente veículos. Enquanto o leilão da Receita apresenta uma variedade gigantesca, no leilão do DETRAN você encontrará muitos lotes, porém, muitos lotes de veículos.

Conclusão

Fizemos um comparativo entre os dois leilões governamentais mais conhecidos: RFB e DETRAN.

O leilão da RFB sai em vantagem por ser completamente online e por sua grande variedade, sendo possível encontrar, além de veículos, eletrônicos, bebida, jóias e muito mais.

Já o leilão do DETRAN tem como vantagem o grande número de leilões, espalhados por todo o país, e a enorme quantidade de veículos leiloada.

Assim, tudo depende do objetivo do participante. Se estiver procurando um veículo, é provável que o leilão do DETRAN seja o mais indicado. Se estiver procurando outros itens, é melhor ficar atento ao leilão da RFB. Porém não ignore o leilão da RFB se estiver procurando um veículo. Isso porque a RFB também realiza bons leilões de carros e motos.

Para comprar barato em um leilão é necessário planejamento e muita pesquisa. Assim, fique atento aos dois leilões, para encontrar o que melhor se encaixa em suas necessidades.