Como encontrar um leilão perto de você

Muitas pessoas nos fazem a mesma pergunta querendo saber quando irá acontecer um leilão em determinada cidade. Assim, nessa postagem iremos ensinar como encontrar um leilão confiável perto de você. E lembre-se sempre: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes e leia os editais. 

Como encontrar um leilão perto de você

A pergunta mais comum que recebemos em nossos canais de comunicação, principalmente em nossas mídias sociais é sobre quando vai ter leilão em determinada cidade. O problema é que são milhares de cidades no Brasil, de modo que fica extremamente difícil para nós sabermos quando serão realizados os leilões em diversos lugares diferentes. Dessa forma, vamos ensinar a vocês como encontrar leilões confiáveis perto de onde você mora.

É importante pontuar que as vezes não existem leilões próximos. Isso porque o Brasil é um país muito grande e existem cidades muito pequenas e afastadas, de modo que é difícil encontrar leilões nessas localidades mais remotas.

Advertisement

Com a expansão da internet, ficaram comuns os leilões online, que podem facilitar muito a participação das pessoas. Porém, isso acaba facilitando também o surgimento de leilões falsos, de modo que a internet está infestada com sites fraudulentos. Assim, além de falarmos sobre como encontrar leilões, também falaremos sobre como encontrar leilões confiáveis.

Leilões governamentais

Os leilões que nós mais falamos aqui são os leilões governamentais, com destaque para dois deles. O leilão do DETRAN e o leilão da Receita Federal. Nós temos dois artigos completos, ensinando a participar de cada um desses leilões. Caso você tenha interesse, basta clicar nos links abaixo:

O leilão do DETRAN tem a vantagem de ser realizado em diversas cidades, em praticamente todos os estados do país. Realmente é uma quantidade muito grande de leilões realizados. Porém, como os DETRANs são de responsabilidade estadual, a quantidade de leilões realizados em cada estado varia bastante.

Em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, são realizados uma quantidade enorme de leilões, tanto nas capitais como no interior. Porém, em outros estados, são realizados poucos leilões, como no Rio de Janeiro, que realizou apenas 5 leilões no ano passado e ainda não abriu nenhum edital em 2020.

Já o leilão da Receita Federal costuma ser bastante frequente, porém nas mesmas cidades. Cidades portuárias ou com fronteiras com outros países costumam realizar leilões mais frequentemente.

Rio de Janeiro, Santos, Fortaleza, Curitiba, Itajaí, Belém, são algumas cidades com leilões frequentes. Então, caso você more perto de uma dessas cidades, pode compensar esperar a realização dos leilões da Receita Federal.

Como encontrar um leilão: passo a passo

Abaixo será apresentado um passo a passo para ajudar todos a encontrarem leilões mais próximos:

1- Verifique se ocorrerão leilões do DETRAN nos próximos dias. Para isso, faça uma pesquisa na internet com o termo: “leilão detran {seu estado}“. Por exemplo, se você está em São paulo, digite “leilão detran SP“. Os primeiros resultados provavelmente serão anúncios. Pule os anúncios e encontre o site oficial do DETRAN. Veja na imagem abaixo:

Pesquisa de exemplo para o leilão do DETRAN de SP.

Tome muito cuidado para acessar o site correto. O site oficial do DETRAN é sempre detran.xx.gov.br, em que xx corresponde à sigla do estado. No caso de São Paulo, o site é detran.sp.gov.br. Como vocês podem perceber, existem diversos anúncios antes do site oficial. Inclusive, o primeiro site da imagem acima, detranspleiloes.com, é o site de um leilão falso, de acordo com a Associação Brasileira de Leilões, então tome cuidado.

Depois de entrar no site oficial do DETRAN, verifique as datas dos próximos leilões no seu estado. Caso não encontre nenhum leilão interessante, siga para o próximo passo.

2- Verifique no site da Receita Federal se existem editais abertos para a sua cidade ou se os leilões na sua cidade são comuns. Para isso, acesse o site oficial aqui: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal/editais-disponiveis

3- Caso não exista nenhum leilão governamental próximo de você ou você não queira participar desse leilões, procure um leiloeiro próximo de você. Para isso, faça uma pesquisa do tipo: “leilão carros {sua cidade}”. A vantagem dessa pesquisa é que muitas vezes você encontrará um mapa com a localização dos leilões presenciais na cidade indicada. Obviamente que se na sua cidade não tiver os leilões, o mapa não estará disponível. Veja na imagem abaixo um exemplo para a pesquisa ‘leilão de carros bh”:

Exemplo de pesquisa para “leilão carros bh”

Outra vantagem é que, além de dar os endereços e telefones, também é possível ver as avaliações de outras pessoas. Isso é importante para verificar se um leilão é confiável e honesto ou não. Caso os leilões disponíveis no mapa não interessem a você, continue rolando a página com a sua pesquisa para baixo. Lá você provavelmente encontrará diversos sites de leilões na sua cidade. Vá pesquisando até encontrar um leilão que te agrade.

Identificando leilões confiáveis

Um ponto importante é: embora a maioria dos leilões falsos sejam realizados online, isso não quer dizer que todos leilões presenciais são confiáveis. Alguns leiloeiros utilizam de artifícios para enganar as pessoas mesmo presencialmente, como dificultar o acesso aos veículos ou cobrar taxas abusivas. Fique atento.

A confiabilidade dos leilões é um dos pontos que nós mais abordamos em nosso site. Assim, temos um guia completo sobre como identificar leilões seguros. Basta clicar aqui para acessá-lo.

Além disso, quando divulgamos a prisão do chefe de uma quadrilha de leilões falsos, nós também damos dicas de como se prevenir. Para ver as dicas, clique aqui.

Porém, vamos dar algumas dicas rápidas abaixo:

  • Sempre visite os lotes. Nunca participe de um leilão sem antes ver o veículo.
  • Pesquise sobre o leilão que deseja participar. Verifique no Reclame Aqui se o leilão é confiável. Para isso, basta digitar fazer uma pesquisa do tipo “{nome do leilão} reclame aqui”.
  • No caso de leilões online, verifique o CNPJ do leilão no site. Faça uma pesquisa do CNPJ, encontre o nome do leiloeiro responsável e verifique na Junta Comercial do seu estado se ele está devidamente cadastrado. Todas essas pesquisas podem ser feitas online, no site da Receita Federal e no site da Junta Comercial do seu estado.
  • Nunca realize pagamentos para contas de pessoas físicas. Além disso, o pagamento deve ser feito para uma conta bancária com o mesmo CNPJ da empresa que está realizando o leilão.

Essas são apenas algumas dicas. A verdade é que, antes de participar de qualquer leilão, deve-se pesquisar bastante sobre a reputação do leiloeiro. Lembre-se que é possível comprar barato em um leilão, mas para isso é preciso paciência e pesquisar bastante. Visite diversos sites e busque também informações sobre diversos leilões presenciais. Depois, faça uma comparação e escolha o melhor leilão para você.