Já pensou em comprar uma moto por um preço abaixo do mercado? Nos leilões de motos recuperadas isso Ă© possĂvel. Geralmente por serem motos recuperadas de financiamento, elas costumam estar em bom estado, sendo uma boa oportunidade para comprar mais barato. Assim, confira tudo sobre esses leilões e como participar. E lembre-se: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes.
LeilĂŁo de motos recuperadas
NĂłs já falamos bastante sobre os leilões de veĂculos recuperados em nosso site, ultimamente dando destaque para os leilões do Santander e do Bradesco. Os dois leilões possuem tanto carros quanto motos, assim vale a pena dar uma conferida nos nossos artigos. NĂłs já falamos tambĂ©m sobre os leilões de motos do DETRAN, que tambĂ©m possui boas oportunidades para comprar barato.
De onde vem as motos?
Motos recuperadas pelo banco sĂŁo aquelas que foram financiadas por uma instituição financeira, como o Bradesco e o Santander e que nĂŁo foram pagas pelos compradores. Quando isso acontece, o banco tem o direito de recuperar o veĂculo e disponibilizá-lo em um leilĂŁo, para tentar recuperar o valor que foi emprestado e nĂŁo foi pago.

Uma das vantagens Ă© que como sĂŁo veĂculos recuperados de financiamento, geralmente tratam-se de motos mais novas e em bom estado de conservação, o que representa uma boa oportunidade para comprar barato.
Como o objetivo do banco Ă© vender a moto com rapidez ao invĂ©s de obter lucro na venda, Ă© possĂvel comprar motos bem mais baratas, com valores atĂ© 50% abaixo de mercado. Normalmente o desconto nĂŁo fica tĂŁo alto, sendo mais comum valores de 30% abaixo da tabela FIPE.
Aproveitamos para dar uma dica: caso esteja participando de um leilĂŁo e os lances comecem a ultrapassar 70% do valor de tabela do veĂculo, o que resulta em um desconto menor que 30%, na maioria dos casos Ă© melhor desistir e tentar adquirir outros lotes. Como sĂŁo milhares de motos leiloadas todos os anos, novas oportunidades sempre aparecerĂŁo.
Como participar dos leilões de motos recuperadas pelo banco?
Para participar de um leilĂŁo de motos recuperadas pelo banco, vocĂŞ precisa seguir alguns passos:
O primeiro passo Ă© pesquisar os leilões disponĂveis na sua regiĂŁo. VocĂŞ pode consultar os sites dos bancos que realizam esses leilões, como o Bradesco e o Santander, que nĂłs já falamos aqui. VocĂŞ tambĂ©m pode pesquisar nos sites dos leiloeiros credenciados pelos bancos. Por exemplo, o Santander mantĂ©m um link atualizado com todos leiloeiros credenciados e todos os leilões que serĂŁo realizados nas prĂłximas semanas. Já o Bradesco criou um site com todos lotes disponĂveis. Para consultar as motos utilize esse link.
Depois escolha as motos que te interessam. Antes do leilĂŁo acontecer, vocĂŞ pode visitar os pátios para verificar a real condição das motos. VocĂŞ tambĂ©m pode consultar os editais dos leilões, que trazem informações sobre as caracterĂsticas, os valores mĂnimos e as documentações das motos. Antes de participar Ă© muito importante ler os editais e as regras do leilĂŁo. Caso tenha alguma dĂşvida, entre em contato com o leiloeiro para evitar problemas futuros.
Faça o seu cadastro no site do leiloeiro ou no local do leilão. Para poder dar lances nas motos, você precisa se cadastrar previamente e apresentar alguns documentos pessoais, como RG e CPF. Mesmo para alguns leilões presenciais pode ser necessário fazer um cadastro online no site do leiloeiro.
ApĂłs se cadastrar dĂŞ o seu lance na moto desejada. VocĂŞ pode participar do leilĂŁo de forma presencial ou online, dependendo da modalidade oferecida pelo leiloeiro. O lance pode ser verbal ou eletrĂ´nico, e deve ser igual ou superior ao valor mĂnimo estipulado para a moto. O lance mais alto Ă© o vencedor do leilĂŁo.
Caso vença, você deve pagar pela moto arrematada dentro do prazo estabelecido pelo leiloeiro, que pode variar dependendo do leilão. As condições de pagamento, à vista ou parcelado, também dependem do leilão, por isso é muito importante se informar bem antes de participar. Você também deve pagar a comissão do leiloeiro, que é uma taxa cobrada pelo serviço prestado, geralmente de 5% do valor de arremate.
Por fim, retire a moto do pátio dentro do prazo determinado pelo leiloeiro. Os leilões não realizam entregas, de modo que a retirada é de sua responsabilidade. Você também deve providenciar a transferência da moto para o seu nome junto ao Detran, e regularizar eventuais débitos pendentes da moto, como IPVA, multas ou licenciamento.
Cuidados e dicas importantes
Em nosso artigo sobre como comprar barato em um leilão nós já damos várias dicas importantes. Caso deseje conferir, basta acessá-lo clicando aqui. A seguir, vamos deixar um compilado com várias das nossas dicas:
- Tome cuidado com leilões falsos. Existem vários sites falsos criados com o objetivo de aplicar golpes. Fique atento! Nunca realize pagamentos antecipados, nĂŁo realize pagamentos para pessoas fĂsicas e confira se o site possui um leiloeiro devidamente cadastrado na junta comercial do estado. NĂłs temos um guia completo sobre como encontrar leilões confiáveis e recomendamos fortemente a leitura. Clique aqui para acessá-lo.
- Visite a moto antes do leilão. É muito importante que você veja pessoalmente a moto que você quer comprar, para conferir se ela está em boas condições de uso e se não possui defeitos ou danos graves. Não confie apenas nas fotos ou nas descrições dos anúncios.
- Compare o valor da moto com o da tabela FIPE e evite dar lances superiores a 70% do valor da tabela. Não se deixe levar pela emoção e não pague mais do que a moto vale.
- Como já frisamos anteriormente, leia atentamente o edital do leilão. O edital é um documento que contém todas as regras e as informações sobre o leilão e sobre as motos que serão vendidas nele. Caso fique com dúvidas, não hesite em entrar em contato com o suporte do leilão para esclarecê-las.
- AlĂ©m do valor da moto e da comissĂŁo do leiloeiro, vocĂŞ deve considerar outros custos que podem estar envolvidos na compra de uma moto recuperada pelo banco, como impostos, taxas, multas e despesas com transporte e manutenção da moto. Todas essas taxas devem ser consideradas antes de dar os lances, pois o ideal Ă© arrematar a moto com no mĂnimo 30% de desconto do valor de mercado, considerando as taxas envolvidas.


