Leilões de Carros em 2020: 5 Opções e Como participar

Os leilões de carros sempre despertaram muito interesse nas pessoas, porém também geram muitas dúvidas. Nesse artigo, vamos falar sobre as opções de leilões em 2020 e sobre como participar desses leilões. E lembre-se: cuidado com leilões falsos. Sempre visite os lotes e leia os editais. 

É importante levar em conta que, devido ao período de quarentena, existem muitos leilões que foram cancelados ou adiados. Como o Brasil é um país muito grande, existem lugares mais afetados e outros que nem afetados foram. Assim, leve em conta a situação da sua cidade ao tentar participar de um leilão. A tendência é que a situação se normalize à medida que a pandemia seja controlada.

Leilões em 2020: quais as opções?

Existem alguns tipos diferentes de leilões de carros disponíveis em 2020. Nós já falamos bastante sobre esses leilões em nosso site, de modo que as informações detalhadas sobre cada leilão poderá ser consultada no artigo correspondente. As 5 opções de leilão são: leilões governamentais (DETRAN e Receita Federal), leilões de carros recuperados pelos bancos, leilões de renovação de frota e leilões independentes. Vamos falar sobre cada um deles abaixo e como participar.

Advertisement

Leilão do DETRAN

O leilão do DETRAN é um leilão que se destaca pela quantidade de leilões realizados e pelo alto número de veículos disponíveis. Carros, motos, caminhões, uma enorme variedade de veículos e de preços. Como o DETRAN é um órgão de responsabilidade estadual, os leilões realizados também dependem bastante de cada estado. Assim, existem estados com uma quantidade gigante de veículos leiloados, enquanto outros estados realizam pouquíssimos leilões.

Para participar, você deve, primeiramente, consultar o DETRAN do seu estado. Geralmente, as informações sobre o leilão estão disponíveis no site oficial do DETRAN de cada estado da federação. Como o procedimento varia de estado para estado, é muito importante ler o edital de cada leilão, para saber todos os detalhes de sobre como participar, além de eventuais taxas ou regras de participação.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre como participar do leilão do DETRAN. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Leilão da Receita Federal

O leilão da Receita Federal, provavelmente, é o leilão mais conhecido no Brasil. Principalmente quando existem iPhones ou videogames disponíveis entre os lotes, esses leilões costumam ser bastante divulgados. Como um leilão de carros, o leilão da Receita Federal não costuma ser tão interessante quanto o do DETRAN. Isso porque o leilão da Receita Federal leiloa praticamente qualquer coisa que seja apreendida pela Receita Federal. Assim, o leilão não é exclusivo de veículos. Existem, no entanto, leilões somente com veículos e muito interessantes. Porém eles não são tão abundantes quanto outros leilões.

Caminhonete F250 foi leiloada recentemente. Fonte: Receita Federal

Apesar de não contar com vários leilões, o leilão da Receita Federal não deve ser negligenciado por aqueles que desejam participar de um leilão. Isso porque os leilões são realizados em várias cidades espalhadas por todo o país e boas oportunidades sempre surgem. Além disso, é mais fácil de saber onde e quando os leilões serão realizados. Basta acessar o site oficial.

O leilão acontece de forma online, de modo que é obrigatório possuir um certificado digital para participar. O certificado deverá ser utilizado para que o usuário entre no Sistema Leilão Eletrônico e dê os lances, de acordo com cada fase do leilão: fase de propostas e sessão de lances.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre como participar do leilão da Receita Federal. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Leilão de Carros Recuperados pelos Bancos

O leilão de carros recuperados pelos bancos ou financeiras é um leilão muito interessante, principalmente pelo estado dos veículos. Geralmente, são veículos mais novos e em bom estado, que foram apreendidos pelos bancos devido ao não pagamento de financiamentos. Ou seja, na maior parte das vezes os veículos não apresentam grandes problemas e estão sendo leiloados somente porque quem financiou o carro não conseguiu pagá-lo.

Esses leilões são muito comuns e são realizados por diversos bancos e financeiras. A maior dificuldade para participar desses leilões é que a maioria dos bancos contratam leiloeiros independentes para realizar os leilões. Ou seja, eles terceirizam o serviço. Dessa forma, é necessário pesquisar bastante para encontrar um leilão desse tipo que seja confiável. Muitos criminosos utilizam nomes de grandes bancos para enganar as pessoas em leilões falsos.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre como participar desses leilões.  Você pode acessá-lo clicando aqui.

Leilões de Renovação de Frota

Os leilões de renovação de frota não são muito conhecidos e também não costumam ocorrer com grande frequência. Apesar disso, representam grandes oportunidades. Isso porque a renovação de uma frota pode acontecer por diversos motivos. Na maioria deles, os carros ainda estão em bom estado, e a grande quantidade de veículos renovados representam uma boa chance de se comprar barato.

O maior problema para se participar desses leilões é, justamente, saber onde e quando irão acontecer. Assim, é necessário ficar bem antenado em notícias sobre leilões e em redes sociais de leiloeiros confiáveis.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre como participar dos leilões de renovação de frota.  Você pode acessá-lo clicando aqui.

Leilões independentes

Existem também os leilões independentes. Esses leilões são realizados por empresas que possuem um leiloeiro credenciado. Todo leilão deve ser realizado por um leiloeiro devidamente credenciado na junta comercial estadual.

Esses leiloeiros independentes são, muitas vezes, contratados pelo DETRAN ou por bancos para realizar leilões. Assim, é comum você encontrar uma empresa realizando um leilão do DETRAN, por exemplo. Além disso, esses leiloeiros realizam também leilões próprios, com veículos adquiridos por eles mesmos.

Esses leilões são os mais comuns e na maioria das grandes cidades é possível encontrar vários leiloeiros credenciados. Porém, é necessário tomar muito cuidado. Existem vários leilões falsos, de modo que é necessário se informar bem antes de participar de um leilão. Além disso, mesmos leilões verdadeiros podem adotar práticas prejudiciais à participantes inexperientes. Por isso, é necessário tomar muito cuidado.

Conclusão

Nesse artigo, nós falamos sobre 5 opções diferentes de leilões disponíveis em 2020. Devido ao período de quarentena, é normal que você encontre poucos leilões, ou até mesmo nenhum leilão em sua cidade. Porém, é importante destacar que essa é uma situação atípica e temporária, e em breve as coisas deverão voltar ao normal.

Existem leilões online e presenciais, mas em todos eles deve-se tomar muito cuidado antes de participar. A visitação dos lotes e a leitura do edital é muito importante para evitar surpresas desagradáveis.