Receita Federal e DETRAN cancelam leilões

Devido à pandemia do Covid-19, tanto o DETRAN quanto a Receita Federal cancelaram os editais abertos de leilões e pausaram a abertura de novos editais. Essa medida é temporária e os leilões devem ser retomados após o controle da doença no país. Atualização: a Receita Federal já está realizando novos leilões.

Leilões cancelados

Nós sempre demos destaque em nosso site para os leilões governamentais, principalmente os leilões do DETRAN e os da Receita Federal. São leilões que, geralmente, despertam grande interesse, tanto das pessoas quanto da grande mídia. A recomendação mais importante e que nós sempre costumamos dar aqui é: sempre visite os lotes.

Como existem muitos leilões online, a visitação é muito importante, com o objetivo de evitar golpes. Obviamente, com a pandemia e as recomendações de isolamento social, a visitação fica comprometida. Dessa forma, nossa recomendação é: não participe de leilões durante a quarentena. 

Advertisement

Veja Também:

→ Leilão na sua Cidade? Veja como encontrar.

→ Como saber o Valor de um Carro? 

→ Leilão de Carros – Vantagens e Desvantagens

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, tanto a Receita Federal quanto o DETRAN cancelaram os editais abertos de leilões. Inclusive um leilão que ganhou grande destaque duas semanas atrás, também foi cancelado. Trata-se do leilão do Rio de Janeiro, com iPhones e MacBooks por R$500,00. A abertura de novos editais também foi suspensa, de modo que, pelo menos durante o mês de abril, é provável que nenhum leilão seja realizado.

Isso não quer dizer que os leilões não irão mais acontecer, eles foram somente adiados. A retomada dos leilões dependerá de como será a evolução dos casos de Covid-19 no Brasil e de quais medidas o governo irá adotar nas próximas semanas.

É possível que em alguns estados ainda sejam realizados alguns leilões do DETRAN. Como nós não sabemos exatamente como cada estado está lidando com a pandemia, essa informação realmente depende de cada estado. Se onde você mora existem poucos casos e a quarentena não começou, é possível que ainda sejam realizados alguns leilões.

A explicação para isso é simples: o leilão da Receita Federal é de responsabilidade da federação, enquanto os leilões do DETRAN são de responsabilidade de cada estado. Assim, o cancelamento dos leilões do DETRAN depende de cada estado. Por exemplo, somente em Minas Gerais, foram cancelados leilões em 17 cidades.

DETRAN-MG cancelou todos leilões abertos.

Já no site da Receita federal, existem 10 leilões cancelados. Todos eles exibem avisos de cancelamento parecidos: “Tendo em vista a quarentena adotada pelo Governo, e a situação pela qual o País atravessa com o objetivo de conter o avanço do COVID 19, informamos que o Leilão 01/2020 desta Alfândega será cancelado.” Para ver os leilões cancelados, acesse: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal/editais-disponiveis

O que podemos fazer?

Nesse momento, o mais recomendado é não participar de leilões. Porém, isso não quer dizer que você não pode fazer nada. Com essa pausa nos leilões, a tendência é que no futuro, provavelmente no segundo semestre desse ano, os leilões voltem com maior força. Isso porque muitos carros ou outros produtos que iriam a leilão ficarão parados nesse momento, mas serão leiloados depois.

Então o ideal agora é se preparar para uma grande quantidade de leilões que serão realizados no futuro. Se preparar, estudar sobre os leilões e pesquisar bastante é o mais recomendado. Procure leiloeiros na sua cidade e pesquise a reputação dos mesmos. Tente encontrar leilões confiáveis para que você possa participar depois. Pesquise preços de carros e se prepare para poder fazer uma boa avaliação de veículos.

Nós temos vários artigos que podem te ajudar a começar. São eles:

→ Como comprar barato em um leilão

→ Como identificar leilões confiáveis

→ Como encontrar um leilão perto de você

→ Como saber o valor real de um veículo

Assim, o melhor a ser feito no momento é se informar para estar preparado para participar de um leilão no momento certo. Lembramos que existem muitos leilões falsos e os criminosos podem se aproveitar desse momento para aplicar mais golpes. A tendência é que muitos leiloeiros migrem para leilões online, porém, como já dizemos, participar desses leilões nesse momento é muito arriscado.

É, no mínimo irresponsável, participar de um leilão sem antes visitar os lotes. Quando você vai comprar um carro, antes de comprar você vai presencialmente olhar o carro correto? Então porque em um leilão deveria ser diferente? Os lances podem ser feitos online, mas a visitação continua sendo indispensável. Porém, vamos repetir: com a quarentena não é recomendável sair de casa, de modo que fica complicado visitar os lotes. Assim, criminosos ainda podem se aproveitar da pandemia para desencorajar a visitação dos carros (que, no caso de golpes, nem devem existir).

Dessa forma, a recomendação é de não participar de leilões no momento, dedicando um tempo para estudar e se informar melhor.